Graduação/

Ciência de Dados e Inteligência Artificial

O Curso

O objetivo do Bacharelado em Ciência de Dados e Inteligência Artificial é formar profissionais com sólida formação nas áreas de matemática, estatística, tecnologia da informação e comunicação e inteligência artificial. Os egressos do Curso serão profissionais capazes de explorar e analisar dados visando à extração de conhecimento e a aplicação da inteligência artificial na solução de problemas. O Curso assegurará aos seus egressos uma formação teórica e prática abrangente, eficaz e de alto padrão técnico, capacitando os seus egressos para a inserção, de forma imediata, no mercado de trabalho.


O Curso de Graduação em Ciências de Dados e Inteligência Artificial do IESB caracteriza-se por buscar uma estreita relação entre a teoria e a prática, visando formar profissionais com competências, habilidades e atitudes para atuar com estatística, informática e inteligência artificial, visando gerar informações e conhecimentos em diferentes segmentos do mercado de trabalho, bem como habilitá-los a prosseguir com estudos para ingressar na pós-graduação.


A Ciência de Dados é uma nova área de ciência, multidisciplinar, que se baseia na integração das áreas de matemática, estatística, tecnologia da informação e sistemas. Em termos simples, resume-se na exploração e análise de dados visando à extração de conhecimento a partir dos dados.

O bacharelado em Ciência de Dados e Inteligência Artificial é um curso totalmente novo no mundo acadêmico no Brasil, mas já é uma área muito demanda pelo mercado de trabalho.

Este curso trará para o IESB uma posição de destaque na área de formação acadêmica e tecnologia. A Ciência de Dados e a Inteligência Artificial são consideradas o que há de mais inovador no mundo da informação e na automação e conexão de objetos.

O exame dos resultados da recente pesquisa sobre os vestibulandos do IESB demonstra que os cursos mais inovadores são os que detêm a procura pelos alunos oriundos das melhores escolas da cidade. Esse é o público que buscamos com o curso de Ciência de Dados e a Inteligência Artificial, candidatos com no mínimo 600 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Os candidatos a este curso, certamente, já interagem com tecnologias de informação e comunicação, baseados, principalmente na computação móvel.

Um diferencial no aprendizado para os alunos será a utilização intensa de computadores em todas as disciplinas. As aulas, em aproximadamente 95% das disciplinas, serão ministradas em salas adaptadas para laboratórios de informática, onde estarão instalados os principais softwares de mercado aplicados na Ciência de Dados e na Inteligência Artificial.

Outro fator importante e diferenciador é o desenvolvimento de um projeto integrador desde o primeiro período do curso. Os alunos terão a oportunidade de ampliar a interação com seus pares, definir metas e resultados, construir produtos, simular situações reais do mundo do trabalho, desenvolvendo competências, habilidades e atitudes tão significativas para suas inserções no mercado de trabalho.

Outro diferencial inovador será o estudo e a aplicação da Inteligência Artificial. A conectividade a equipamentos móveis, a robotização, a gamificação, integrados com a Ciência de Dados, por meio dos algoritmos de deep learning, possibilitará o desenvolvimento de robôs e a identificação do comportamento humano em várias áreas de negócios, utilizando big datas e algoritmos sofisticados.


É importante destacar que os graduados em Ciência de Dados e Inteligência Artificial terão habilidades para colaboração genuína e fundamentos para a aprendizagem contínua. A integração entre as disciplinas da estatística e da ciência da computação terão um desenvolvimento equilibrado de pensamento e habilidades em ambientes de aprendizagem ativa, buscando as necessidades atuais e futuras dos alunos.


A Ciência de Dados utilizada junto a Inteligência Artificial possibilitará, com base no conhecimento dos dados, desenvolver inúmeras aplicações voltadas para robótica e implementação da internet das coisas.

Duração do curso:

Carga horária: 2.880 (6 semestres de 360 horas)

Atividades complementares: 300 horas

Carga horária total: 3.180 horas

O Profissional

O curso de graduação em Ciência de Dados e Inteligência Artificial do IESB visa formar um profissional com sólida formação científica e técnica em Estatística, Matemática, Informática e Inteligência Artificial, além da habilidade para lidar com situações problemas e necessidades de negócios do mercado de trabalho.

Este profissional estará habilitado para atuar com proficiência na solução de problemas complexos que envolvam o desenvolvimento e a aplicação de métodos e modelos em processos matemáticos, estatísticos e computacionais, na análise de grandes bancos de dados (big datas).

Também estarão habilitados para o desenvolvimento de produtos e protótipos robotizados, implementação de conectividade da “internet das coisas”, aplicação da realidade virtual e identificação de padrões comportamentais com o uso das técnicas e algoritmos da inteligência artificial.

Além disso, o egresso terá embasamento para dar continuidade aos seus estudos em cursos de pós-graduação, buscando uma formação acadêmica ou profissional que lhe permita atuar em universidades e centros de pesquisa.

Adicionalmente, são apresentados aos estudantes conceitos de desenvolvimento de projetos, visão de negócios, empreendedorismo e metodologia científica (expressão oral, escrita e elaboração de textos técnicos e acadêmicos) ao longo de todo o curso.



Compartilhe:


Informações Complementares

Acontece no Curso


Foto ilustrativa

Corrida da longevidade – 2013/1

Foto ilustrativa

II Semana do Gestor Empreendedor

Foto ilustrativa

Atualidades em Debate – “O Brasil, a Copa e as manifestações"

Foto ilustrativa

II Semana do Gestor Empreendedor